4 tipos de eventos online para você diversificar na organização

tipos de eventos online

4 tipos de eventos online para você diversificar na organização

Com tantas lives e webinars acontecendo no mundo nos últimos meses, você já deve ter se perguntado como vai conseguir variar os formatos. Principalmente para atrair mais participantes. Diante de toda facilidade de acesso e ferramentas que existem, aproveitar os tipos de eventos online que podem ser planejados ajuda você a se destacar.

O fato é que em 2020 a forma como se organiza eventos online mudou. E para o seu evento não ser mais do mesmo é preciso conhecer formatos, avaliar plataformas, escolher temas que sejam relevantes e contar com palestrantes de destaque. Além de competir com tudo que o ambiente online oferece para distrair o participante.

SAIBA MAIS: COMO CONQUISTAR E ENGAJAR PARTICIPANTES EM EVENTOS ONLINE

Desde que os eventos online tiveram o seu boom, criatividade, entendimento sobre o público e atualização são ainda mais necessários. Por isso é tão importante conhecer os tipos de eventos online e como eles podem ser utilizados.

Conheça os tipos de eventos online mais populares

A gente já sabe que os diferentes tipos de eventos online que existem oferecem vantagens como atrair mais participantes e alcançar pessoas de diversos locais do mundo. Além de reduzir custos com local, deslocamento, alimentação e bebida. O que ainda precisa ser dito para uma parcela dos organizadores é que não basta simplesmente pegar um planejamento que era presencial e moldar em um formato online.

Apesar de ser possível realizar seminários, palestras, workshops e até meetups pela internet, é necessário entender como cada um acontece nesse ambiente.

A seguir, a gente mostra cinco possibilidades para variar os formatos e atrair mais participantes.

1 – Webinars

Esse, talvez, seja o formato mais utilizado nos últimos meses. Desde que surgiu, já foi pensado para ser totalmente online. Este formato é versátil e permite a realização de palestras, aulas, tutoriais e até conferências com o uso da internet. Eles podem ser feitos pelas lives nas redes sociais ou em plataformas específicas para a transmissão de eventos online, ao vivo ou gravados. Entre as mais usuais estão Go To Webinar, Zoom, ClickMeeting e a Webinar Jam. As duas possuem planos pagos e oferecem versões de teste grátis.

tipos de eventos online

Os webinars são indicados para quem deseja organizar eventos dinâmicos e interativos, pois na versão ao vivo permite a comunicação direta com os participantes, seja pelo chat da plataforma escolhida, seja por mensagens audiovisuais. 

Outra característica é sua versatilidade, já que pode ser distribuído em diferentes canais simultaneamente.

2 – Seminários

Este é um dos tipos de eventos online que tem como principal objetivo agregar conhecimento aos participantes. Na maioria das vezes, seu conteúdo é educacional e reúne especialistas de diversas áreas para debater um tema específico. Como neste formato o que mais interessa ao público é conhecer a opinião dos palestrantes, a transmissão online é facilmente aceita pelos participantes.

Aqui, a principal diferença da versão presencial é que o local escolhido para transmitir o evento, ou seja, a ferramenta escolhida, precisa ser compatível para o compartilhamento de telas para apresentação de pesquisas, estudos ou outros materiais dos palestrantes. Além disso, deve permitir a participação de vários “apresentadores” ao mesmo tempo, pois junto dos palestrantes também precisa estar um moderador. Mas nem todos precisam estar no mesmo local fisicamente.

3 – Meetups

Presencialmente este evento é chamado de networking. Porém, quando ganha o universo virtual passa a se chamar meetup. Ele e é caracterizado por um evento virtual que reúne profissionais da mesma área ou com objetivos em comum para trocarem ideias.

tipos de eventos online

A facilidade de participar de um encontro profissional assim é que a troca de contatos, de portfólios, currículos ou materiais de divulgação fica ainda mais fácil de ser disseminada para várias pessoas com poucas ações. Além disso, ao contrário do evento presencial, permite que participantes de outros lugares do mundo estejam presentes, ampliando e estimulando as relações que fisicamente poderiam nem acontecer.

4 – Workshops

E quem disse que não dá para organizar um workshop online? Se você acha que para aprender ou ensinar é preciso estar frente a frente com outra pessoa, saiba que em várias situações isso também pode ser feito com auxílio da internet.

A facilidade do ambiente virtual permite compartilhar materiais de estudo, enviar vídeos, fazer conference call e ter várias opções de contato entre professores e alunos para que a transmissão do conhecimento aconteça. E isso é possível tanto na teoria quanto na prática.

Sem falar da facilidade de distribuição do conteúdo que pode ser totalmente gravado, e também a flexibilidade e comodidade que oferece aos participantes que podem escolher quando e onde fazer o curso.

Aqui, o diferencial de um workshop presencial é que quem ensina não estará diretamente em contato com quem aprende. E ainda depende de retornos posteriores para tirar dúvidas, avaliar e orientar. 

Como organizar eventos online

Divulgação, captação de inscritos, recebimento de inscrições, emissão de certificados, envio de pesquisas. Da mesma forma que os organizadores precisam se preocupar com isso nos eventos presenciais, acontece na versão online. A grande vantagem é que tudo isso pode ser feito aproveitando o ambiente virtual. 

SAIBA MAIS: COMO USAR UM GERENCIADOR DE TAREFAS PARA PLANEJAR SEUS EVENTOS

Com uma plataforma digital de gerenciamento e organização de eventos é possível automatizar várias etapas, do início ao fim do evento.

Na hora de escolher, prefira uma que ofereça a solução completa para organizar eventos de todas as áreas. Também deve levar mais agilidade e praticidade à rotina de toda equipe envolvida no planejamento. Além disso, deve auxiliar na mensuração de resultados com mais facilidade por meio de relatórios atualizados e em tempo real sobre inscrições e pagamentos recebidos.

tipos de eventos online

Mas o mais importante é que ofereça segurança e transparência para os organizadores. 

Todas estas características você encontra em nossa plataforma. Além disso, possui integração com sua conta no aplicativo Zoom para transmissão dos eventos. 

Com essa funcionalidade você poderá:

  • Criar um evento em nosso sistema e oferecer inscrições online integrando sua sala ou webinar da ferramenta Zoom 
  • Limitar o acesso do participante a apenas um dispositivo para garantir acesso único para aquela inscrição
  • Automatizar o envio de email aos inscritos com link de acesso à sala de transmissão

Se você quiser aproveitar essa funcionalidade para seu próximo evento online, entra em contato com a gente para saber mais sobre a integração. É só clicar aqui.

Share this post