Eventos beneficentes online: capte recursos por plataformas digitais

Eventos beneficentes online

Eventos beneficentes online: capte recursos por plataformas digitais

Desde que os eventos presenciais precisaram ser adiados, o número de transmissões online está cada vez maior. Com grande parte delas no formato de lives, esse contato com o público também abriu espaço para outro tipo de ação: evento beneficente pela internet.

Motivados principalmente pela redução de recursos que o isolamento provocou entre comunidades de baixa renda, instituições assistenciais e grupos de trabalhadores mais atingidos com a paralisação do eventos, vários artistas se dispuseram a fazer shows ao vivo em seus canais digitais em troca de doações dos espectadores.

Eventos beneficentes online

A cada novo evento, milhões, entre produtos e dinheiro, são arrecadados virtualmente. Isso mostra o alcance dessas ferramentas e como é possível personalizar plataformas para atender a este novo momento.

Foi isso que aconteceu com nosso sistema, até então focado em oferecer aos organizadores de eventos presenciais mais facilidade para estruturar seu planejamento e captar participantes por meio de inscrições online. Com alguns ajustes na plataforma, também auxiliamos entidades, artistas e organizadores que focam na realização de um evento beneficente.

ABEOC RS arrecada cestas básicas para profissionais de eventos

A primeira instituição que aproveitou a interface do nosso sistema neste momento para captar recursos foi a Associação Brasileira de Empresas de Eventos do RS (ABEOC RS). Mas a saída da organização para reduzir os impactos do Coronavírus na vida dos profissionais envolvidos com a organização e produção de eventos que estão sem trabalho no momento não foi a realização de live ou show. A iniciativa tem como objetivo arrecadar doações para a compra de cestas básicas. Estes produtos serão entregues às famílias dos trabalhadores que estão impedidos de exercer suas funções. A ação, Unidos contra o Corona, está disponível em nossa plataforma por meio de um formulário de inscrição onde o doador escolhe o valor a ser destinado. 

Além dessa ação, nossa plataforma pode ser personalizada para receber doações para qualquer evento beneficente que aconteça online, seja no formato de live ou não.

Personalização da plataforma para evento beneficente ReverberAÇÃO

Música e boa vontade fizeram parte do projeto ReverberAÇÃO. Idealizado pela cantora Valéria Barcellos, pelo músico Juliano Barreto, em parceria com a Ajude Graxa RS, a iniciativa pretende minimizar os efeitos econômicos da pandemia para artistas sem projeção nacional e quem atua nos bastidores.

Eventos beneficentes online

Diferente de outros eventos online, este reuniu 31 artistas que entraram ao vivo para cantar ou enviaram vídeos gravados transmitidos durante a live. Além disso, contou com a plataforma Eventize pra arrecadar doações tanto pelo QR code como por uma página exclusiva para as contribuições.

A produtora do projeto, Isadora Pisoni, diz que buscavam uma plataforma referência na realização de lives. A facilidade em doar e o valor das taxas eram pontos importantes nesta busca. A escolha pela Eventize se deve ao reconhecimento da plataforma como pioneira em inscrições online para eventos e também por ser uma empresa conhecida, na qual se viu a possibilidade de envolvimento e fortalecimento entre as equipes.

As taxas cobradas foram essenciais na escolha. “A Eventize ofereceu o que precisávamos, como o domínio com nome do projeto e QR code. Além de uma forma transparente de prestar e publicizar as contas e valores arrecadados”, destaca a produtora.

Para ela, a ferramenta cumpre o esperado com atendimento e suporte disponíveis para auxiliar. Esse atendimento também está presente nas adaptações solicitadas e atendidas. “A média de permanência de um expectador nas lives é de 7 a 15 minutos. A gente precisava de um sistema ágil e intuitivo pra receber doações. Pedimos algumas alterações na página de arrecadação, como troca do botão de inscrever-se por contribua. Também a retirada dos passos de inscrição, solicitando apenas duas informações: número de telefone e e-mail”, conta Isadora. Em relação ao acesso e uso do sistema administrativo, mesmo que inicialmente tenha sido pensado para eventos presenciais, a produtora diz que foi fácil sua aplicação em um evento beneficente online.

Reinventando eventos híbridos para participantes online

Para todos os profissionais do setor de eventos, o desafio atual é se reinventar para um cenário ainda incerto. Nesse contexto, rever os formatos disponíveis e como eles podem se adaptar ao momento é uma possibilidade. Uma das alternativas é rever a organização de eventos híbridos. E foi isso que os produtores do ReverberAÇÃO fizeram.

Isadora conta que o processo de organização de toda equipe envolvida foi muito rápido e puderam explorar várias possibilidades para serem usadas durante a live. Para ela, o formato de evento híbrido permite essa versatilidade e, provavelmente, será o modelo que vai acompanhar organizadores e produtores também no pós-pandemia. “Para a live utilizamos diversos recursos como vídeos gravados de artistas que teriam impossibilidade de agenda. Convidados entraram ao vivo e de forma simultânea com os dois mestres de cerimônia que estavam no estúdio”, revela. 

Além disso, músicos produziram antecipadamente a música Sal da Terra, gravada por cada um em suas casas e interpretada ao vivo pelos apresentadores no palco.

Uma das principais características dos profissionais de eventos é a rápida adaptação e multidisciplinaridade que a função exige. Por isso, daqui para frente mesclar formatos, reinventar ações será ainda mais comum.

Share this post