Transmissão ao vivo de eventos: conte com uma plataforma digital

transmissão ao vivo de eventos

Transmissão ao vivo de eventos: conte com uma plataforma digital

Nos últimos meses, de quantos encontros virtuais você participou? Seja para atividades particulares ou para cumprir tarefas profissionais, esse é um formato de comunicação que já virou tendência. E vale também para cursos, palestras e workshops. Por isso, para você que é organizador, conhecer as possibilidades de transmissão ao vivo de eventos é cada vez mais importante.

A live stream, como é chamada a transmissão ao vivo de eventos, está tão popular que redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn têm essa função incorporada à plataforma e já apresentaram várias atualizações para deixar ainda mais acessível aos usuários. 

SAIBA MAIS: COMO CONQUISTAR O ENGAJAMENTO DO PÚBLICO EM EVENTOS ONLINE

Mas nem sempre os recursos, ou alcance das transmissões por essas redes é suficiente para organizadores de eventos. Por isso, canais como YouTube, Zoom Meeting e Google Meet aparecem como líderes na escolha dos organizadores de eventos. Isso acontece porque permitem que a transmissão não seja realizada publicamente. Ou seja, que possam ser disponibilizadas inscrições e o conteúdo entregue com exclusividade apenas para quem se inscreveu. Aumentando assim a possibilidade de monetizar o evento.

transmissão ao vivo de eventos

Pensando nisso, trazemos algumas dicas que vão facilitar a organização dos seus próximos eventos online.

Dicas para planejar a transmissão ao vivo de eventos

Você acha que fazer a transmissão ao vivo de eventos é só ligar uma câmera conectada à internet? É isso, mas tem muito mais envolvido nessa organização, como você pode conferir nas dicas a seguir.

A primeira delas é definir a plataforma que será utilizada. Aqui você deve avaliar a capacidade de compartilhamento da transmissão por apresentadores e palestrantes que estejam em locais separados. Além do tipo de interação que deseja com os participantes, se eles serão apenas espectadores ou se vão interagir por chat ou vídeo. A partir disso, precisa identificar quais equipamentos serão necessários, como câmeras de vídeo, celular, computador.

Feito isso, todo planejamento deste evento pode seguir o formato de organização que você já está acostumado. Por isso, ter uma plataforma digital que auxilia nessa organização é importante. Mas para ser ainda mais útil, o ideal é que ela possa ser integrada à plataforma, canal ou aplicativo de transmissão

SAIBA MAIS: 4 TIPOS DE EVENTOS ONLINE PARA VOCÊ DIVERSIFICAR NA ORGANIZAÇÃO

Entre as possibilidades disponíveis no mercado, nossa plataforma é uma das mais completas, pois além de facilitar todas etapas organização, agora está integrada à conta do Zoom do organizador para viabilizar a transmissão do evento.

Com essa funcionalidade você poderá:

  • Criar um evento em nosso sistema e oferecer inscrições online integrando sua sala de reunião ou webinar da ferramenta Zoom 
  • Limitar o acesso do participante a apenas um dispositivo para garantir acesso único para aquela inscrição
  • Automatizar o envio de email aos inscritos com link de acesso à sala de transmissão 

E para o participante ingressar, basta que ele também tenha uma conta no Zoom. 

Funcionalidades Zoom que você encontra na integração com Eventize

Nossa plataforma já oferece várias funcionalidades próprias para facilitar a organização de seus eventos. Entre elas, a possibilidade de criar um site exclusivo para o evento, a disponibilização de inscrições online com pagamento destas inscrições feito também pela internet, controle em tempo real  do número de participantes confirmados e dos valores recebidos. 

transmissão ao vivo de eventos

Além de tudo isso, com a possibilidade de integração com sua conta no Zoom, você aproveita os recursos desse canal para aumentar a interação com os participantes. Veja algumas das possibilidades a seguir:

  • Compartilhar a tela de apresentação dos palestrantes com os participantes
  • Compartilhar materiais do evento como apostilas, slides ou planilhas
  • Criar salas simultâneas para mais de uma atividade com subgrupos de participantes 
  • Utilizar um plano de fundo virtual 
  • Utilizar o chat para interagir com todos que estão online
  • Gravar a transmissão da modalidade webinar

Essas são apenas algumas das opções disponíveis. Criar sua conta no Zoom você escolhe o entre o plano profissional, corporativo ou empresarial e para cada um são liberados recursos diferentes.

Tem algum evento previsto para o próximo período? Precisa de mais informações sobre como fazer a organização usando nossa plataforma e integrar a transmissão com sua conta no Zoom? Clica aqui para falar com a gente.

Principais vantagens de transmitir eventos ao vivo

Seja enquanto as restrições a eventos presenciais ainda são necessárias ou depois que forem liberados, transmitir online seus eventos sempre terá benefícios. Aqui listamos as quatro mais importantes e que podem fazer toda diferença no seu planejamento.

1 – Maior alcance: Sem dúvida, o online permite que mais interessados participem do seu evento. A possibilidade de acessar por telefone, computador ou tablet amplia muito o potencial do evento. Se presencialmente você teria, no máximo, 300 participantes, com a versão online esse número pode ser muito maior, de acordo com a plataforma escolhida.

transmissão ao vivo de eventos

2 – Mais possibilidades de monetização: Já pensou em vender produtos relacionados ao seu evento em tempo real? Com as transmissões ao vivo essa possibilidade pode ser explorada ainda mais. As possibilidades são várias, desde ofertas para quem se engaja mais, descontos para quem estiver online, venda de materiais exclusivos para aqueles participantes ou ainda promoções para quem participar de novas edições do seu evento.

SAIBA MAIS: COMO CONQUISTAR E ENGAJAR PARTICIPANTES EM EVENTOS ONLINE

3 – Ampliação do engajamento em tempo real: Como várias ferramentas de live stream permitem que os participantes interajam por chat ou vídeo, a capacidade de engajamento em tempo real é ainda maior. Isso porque, diferente dos eventos presenciais ou daqueles que são gravados, na versão online o participante pode se sentir mais à vontade para trocar experiências, sanar dúvidas ou enviar feedbacks.

4 – Redução de custos: O orçamento do seu evento é, sem dúvida, umas das parte que merece mais atenção. Com a possibilidade de transmitir online, despesas com locação de espaço, deslocamento, confecção de materiais e até equipes de apoio podem ser reduzidas.

Share this post